Como conciliar sua loja física e virtual

O crescimento do comércio eletrônico abriu espaço para uma nova forma de interação entre as empresas e o consumidor, a mescla entre lojas virtuais e físicas.

A internet permite uma variedade de opções de produtos para o consumidor que fica cada vez mais exigente. Conquistar um cliente é uma tarefa contínua e requer atenção redobrada nos ambientes físicos e virtuais das marcas.

A praticidade de comprar produtos pela internet sem sair de casa é um dos grandes atrativos para o consumidor, porém a visita a uma loja física permite conhecer o produto de imediato. Então, para potencializar os canais de vendas e conciliar vantagens, aliar loja física e virtual é uma boa opção.

Para conciliar loja física e virtual é preciso planejamento e alguns cuidados.

Confira algumas dicas para conciliar abas as lojas:

Integre o estoque físico e virtual

Sem um estoque centralizado, a empresa pode correr o risco de vender o mesmo produto duas vezes.

Com um sistema de gestão financeiro e comercial integrados é possível reunir todas as informações.

Faça promoções no ambiente online que sejam relacionadas à compras na loja virtual e física

Divulgação de promoções e bazares em ambiente digital é uma boa opção para viralizar publicidade da marca a custo zero e integrar os públicos das lojas virtuais e físicas.

Aproveite o ciberespaço da loja virtual para divulgar os endereços das demais lojas físicas da sua marca

Quando a empresa permite uma interação entre lojas virtuais e físicas o cliente tem mais opções e pode aumentar seu consumo. No caso de troca de mercadorias, permita ao cliente que compra na loja virtual a possibilidade de trocar em uma loja física. Assim, ele pode pode ter mais opções e a possibilidade de comprar mais que o ambiente virtual.

Permita que o cliente faça reservas onlines de produtos para efetuar a retirada e loja física

Essa possibilidade permite que o cliente visite o ambiente virtual reserve sua mercadoria e retire a loja física.

Faça eventos nas lojas físicas  e chame seus clientes da loja virtual

Interagir com os dois tipos de público pode despertar interesse de ambos os públicos ( virtual e tradicional)  na hora de consumir o produto.

Crie um bom relacionamento pós venda online a partir da loja física

Após as vendas online, o site onde foi realizado a compra pode não ter o mesmo acessos de antes. Portanto, procurar o cliente após a compra demostra atenção e credibilidade. Quando o contato deve ser feito pela unidade da  loja física para mostrar que o cliente tem mais uma opção de lugar de compra.

Para as lojas virtuais, a dica é caprichar nas fotos dos produtos antes de postar no site e mídias

O apelo visual é muito importante nas vendas pela internet, portanto invista em boas imagens. Cuidar uma boa impressão é fundamental. Com uma boa divulgação o cliente vai querer ter a peça desejo o mais rápido possível e para saciar o cliente, é mais fácil e rápido ir à uma loja física.

Para as lojas virtuais, o ideal é ter foco nas entregas das compras feitas online

Planeje como você fará para entregar seus produtos, assegurando que cheguem aos clientes no tempo prometido e em boas condições.

Invista em segurança eletrônica

Garantir segurança dos dados de quem compra seu produto é imprescindível. Se o consumidor não se sentir seguro para comprar, ele não vai comprar.  

Torna os layouts dos sites de compra mais atrativos

Plataformas de compras devem ter fácil navegabilidade para permitir uma boa experiência para o consumidor.

Mantenha o site atualizado

Permite que o consumidor esteja sempre antenado e curioso .

Invista em conhecimento e capacitação da equipe

Abrir uma loja física ou virtual requer planejamento e conhecimento em diversas áreas para que não se corra o risco que “quebrar”. Invista em uma equipe qualificada que entenda de mercado e que saia trabalhar com plataformas digitais diferentes.

Aposte na união das lojas físicas e virtuais, o mercado é promissor e tende a crescer ainda mais.

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