Você sabe o que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é como uma assinatura com validade jurídica e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via web. Dessa forma, as pessoas se identificam e assinam digitalmente de qualquer lugar do mundo, com mais agilidade e segurança.

O atestado tem como característica fornecer todos os dados da empresa, do empreendedor e/ou responsável e como funciona a negociação. O documento contém o número de série, o nome, a assinatura da entidade, período de validade e identificação exclusiva.

Dito isso, a assinatura permite enviar documentos pela internet, aumenta a credibilidade e confiabilidade, reduz os riscos e fraudes na empresa, realiza transações bancárias, envia declarações de seu empreendedorismo e, é claro, economiza tempo, já que as atividades podem se realizar pela internet.

Todas as pessoas que desejam executar determinadas atividades online de maneira segura e autenticada buscam pelo certificado. Empresas de lucro presumido, por exemplo, é obrigado possuir o documento, já que a maioria das declarações mensais e anuais exigidas pela Receita Federal só podem ser realizadas através do mesmo.

A pessoa ou a empresa que sentir interesse devem buscar a solicitação do certificado através do site da Receita Federal, Correios e Caixa Econômica Federal. Em seguida, os pedidos são analisados e os órgãos responsáveis solicitarão os documentos originais para comparar com os dados divulgados anteriormente.

Para pessoas físicas, os documentos necessários são as cédulas de identidade ou passaporte, comprovante de residência, CPF, fotografia 3x4 e duas cópias do termo de titularidade, geradas durante a solicitação do certificado. Enquanto as empresas precisam apresentar o CNPJ, o registro comercial, ato constituído e contrato social, além dos dados da pessoa jurídica.

É perceptível a necessidade da declaração para a resolução de uma problema que pode ser resolvido de forma online. Não percam tempo depois dessas informações.