A conciliação bancária do GE é uma ferramenta que foi desenvolvida como facilitadora para conferência entre as informações que foram lançadas manualmente no sistema e os lançamentos de seu extrato bancário, possibilitando que você verifique cada entrada e saída em suas contas de forma rápida e simples.
Para utilizar a conciliação bancária dos lançamentos, acesse o menu FINANCEIRO, >> CONCILIAÇÃO >> A PARTIR DO OFX, como segue a imagem abaixo.
Ao clicar e abrirá a tela para a importação do arquivo OFX do seu banco.
Ao importar o arquivo OFX no sistema GE, abrirá a tela da Conciliação Bancária para indicação dos lançamentos conforme extrato bancário, como segue tela abaixo.
Entendendo a tela de Conciliação:
01 Ações: Você vai encontrar três opções: Adicionar como lançamento, Adicionar como transferência e Excluir. ao selecionar um lançamento específico você vai poder utilizar uma dessas ações no lançamento selecionado.
02 – Neste campo você vai poder saber quantos lançamentos tem no arquivo importado e na medida que for fazendo o reconhecimento de conciliação o número vai diminuindo na medida que você conciliar.
03 Seleção de lançamentos: Aqui você vai poder selecionar todos os lançamentos clicando no primeiro quadrado de seleção. Para selecionar um lançamento específico basta selecionar a partir do primeiro quadrado, encontre o lançamento desejado e selecione. Você também pode selecionar vários lançamentos, é só ir clicando no lançamento que desejar e posteriormente usar uma das ações.
04 Data de pagamento: Este campo indica o dia que foi feito o pagamento de uma fatura ou o recebimento.
05 Descrição do lançamento: Este campo vem com o mesmo nome que está no extrato do seu banco, que será adicionado a descrição que você utilizou no lançamento no GE. Dessa forma ficará os dois nomes na descrição para que seja feito a identificação entre extrato bancário e lançamento no GE.
06 Valor: Aqui você vai poder identificar se o valor é de despesa ou de receita nas cores vermelha para despesas e azul para as receitas.
07 Pagamento: Aqui você identifica se o lançamento tenha sido feito a conciliação bancária anteriormente escrito PAGO, na identificação ( – ) o lançamento ainda não foi conciliado, podendo ser feita a localização caso já tenha sido lançada no sistema, a adição caso não tenha lançamento prévio ou indicar que é uma transferência entre bancos.
08 Ações de lançamento e conciliação: Está função disponibiliza 04 ações: Localizar, Adicionar, Transferir e Excluir.
09 Localizar: Você poderá usar esta ação quando você tenha feito o lançamento no sistema previamente, podendo assim localizar, e ao encontrar o lançamento fazer a identificação e conciliação do mesmo.
10 Adicionar lançamento: Aqui você poderá usar nos lançamento que por ventura você não tenha feito previamente podendo ser adicionado na hora da conciliação.
11 Transferência entre bancos: Esta ação é feita quando você fizer transferência de valores entre bancos os da empresa, ou saque para o caixa (dinheiro) da empresa, isso faz com que o sistema tenha as informações por onde o dinheiro anda entre as contas bancárias da empresa ou mesmo o caixa (dinheiro).
12 Excluir lançamento: Esta ação é para exclusão do lançamento desejando
13 Conciliação: Este botão é ativado quando o sistema identifica um lançamento do banco e sistema com o mesmo valor, seja ele que já tenha sido lançado ou ainda não conciliado. Caso já tenha feito a conciliação você poderá excluir e se ainda não tiver conciliado, é só clicar em conciliar para que o sistema concilie.
IMPORTANTE: É importante que você identifique corretamente o lançamento no sistema, pois pode haver mais de um lançamento com valores semelhantes.
LOCALIZANDO UM LANÇAMENTO NA CONCILIAÇÃO
01 – Selecione o período de busca;
02 – Digite o lançamento que você deseja localizar;
03 – Clique para buscar.
Ao localizar o lançamento identifique se o lançamento corresponde ao lançamento desejado e clique em conciliar.
OBS: Para conciliação de valores diferentes do pagamento, o sistema atualizará pelo valor pago conforme arquivo OFX do seu banco. Ex. Caso você tenha feito um agendamento de pagamento como CONTA DE ENERGIA no valor de R$134,56 e o pagamento efetuado foi de R$ 243,56 o sistema atualiza com o valor e data do pagamento conforme extrato do banco.
ADICIONAR LANÇAMENTO
Ao clicar para adicionar um lançamento você poderá preencher os campos como:
01 – Centro de custo (não obrigatório)
02 – Categoria / Plano de contas (obrigatório)
03 – Funcionário, caso o lançamento seja referente a um funcionário da empresa.
04 – Fornecedor, caso o lançamento seja referente a um pagamento a fornecedor da empresa.
Você ainda poderá escrever no campo Observações qualquer comentário ao pagamento para uma posterior consulta.
PRONTO! Feito os devidos preenchimentos, clique em salvar para adicionar o lançamento no GE.
TRANSFERÊNCIA ENTRE BANCOS
Para fazer uma transferência entre contas bancárias da empresa ou saques de dinheiro você deverá fazer a indicação desta operação no GE como segue abaixo.
Indique a conta de destino e em seguida clique em salvar.
Pronto sua transferência entre contas foi realizada.
Espero que este tutorial tenha ajudado!
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