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Rejeição 228 – Data de Emissão muito atrasada (Nfe)

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A rejeição 228 – “Data de Emissão muito atrasada” ocorre quando a data de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) está muito antiga em relação à data atual.

Explicando em detalhes:

A legislação da NF-e define um prazo máximo permitido para a data de emissão, que geralmente é de até 30 dias antes da data atual. Ou seja, se você tenta emitir uma NF-e com uma data de emissão que passou desse limite, ela será rejeitada com o código 228.

Exemplo prático:
  • Hoje é 30/11/2024.

  • Você tenta emitir uma NF-e com data de emissão de hoje e ela da a rejeição 228.

  • A data da venda deve está com mais de 30 dias no passado (Ex. a venda tem data de 13/09/2024 e você esta emitindo a nota fiscal com a data do dia 30/11/2024.) o sistema da SEFAZ rejeita com o erro 228 por ter uma data superior a 30 dias entre a emissão e a data da venda.

Como resolver:
  1. Corrigir a data de emissão da NF-e para uma data válida (dentro do intervalo permitido — normalmente, até 30 dias atrás).

Corrigindo a Rejeição 228 – Data de Emissão muito atrasada

A rejeição 228 ocorre quando a data de emissão da NF-e está com mais de 30 dias de atraso em relação à data atual. Para corrigir, é necessário ajustar a data da venda dentro do sistema.

Passo a Passo para corrigir:
1. Acesse a venda
  • No menu principal, vá em:
    Vendas >> Vendas e Orçamentos

  • Digite o número da venda no campo de busca. Ex. GF#545/2024

  • Ajuste o período de busca para que o sistema localize vendas mais antigas (ex: últimos 90 dias).

  • Clique em Aplicar filtro para realizar a busca.

2. Editar a venda
  • Ao localizar clique no ícone de engrenagem ao lado da venda localizada.

  • Escolha a opção “Editar Venda”.

3. Corrigir a data
  • Verifique o campo “Data da Venda”.

  • Se a data estiver com mais de 30 dias de diferença da data atual, altere para uma data dentro dos últimos 30 dias.

  • Clique em “Salvar”.
4. Emitir a NF-e novamente
  • Após salvar a venda com a data corrigida, vá até o botão de emissão e gere a Nota Fiscal novamente.

Dica importante – Caso não consiga alterar a data da venda:

Às vezes, o sistema bloqueia a edição da data se houver um pagamento vinculado.

Como resolver:

a) Desvincular pagamento

  • Na tela de vendas, clique no ícone de engrenagem.

  • Selecione “Visualizar Fatura”.

  • Desmarque o pagamento existente (marque como “não pago” ou remova a quitação) e clique em salvar ação.

Pronto! Agora só você fazer o ajuste da data de venda.

Ainda com dúvidas?

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