Pesquisar

Central de Ajuda

Tudo o que precisa saber, num só lugar.

Rejeição 328 – CFOP de devolução de mercadoria para NF e que não tem finalidade de devolução de mercadoria

Saiba Mais
❌ Erro 328 – O que significa?

Rejeição 328 – CFOP de devolução de mercadoria para NF-e que não tem finalidade de devolução de mercadoria

Essa rejeição ocorre quando você está usando um CFOP de devolução (ex: 5.201, 6.201, 1.202, etc.), mas a nota fiscal NÃO está com a finalidade de “devolução de mercadoria” corretamente selecionada.

✅ Como corrigir a Rejeição 328 passo a passo:
🔄 1. Localizar a venda ou a nota com erro
  • Acesse o menu: Vendas >> Fiscal >> Notas fiscais.

  • Localize a venda ou nota com a rejeição 328 (pode buscar pelo número da venda ou filtrar por data).
📝 2. Editar os dados da NF-e
  • Clique no ícone de engrenagem da venda ou nota.

  • Selecione Editar”.

⚠️ 3. Corrigir a finalidade da nota
  • Localize o campo “Finalidade da Emissão”.

  • Substitua o CFOP pelo correto.

  • Salve a alteração e emita novamente a nota fiscal clicando em Emitir.

🔍 4. Revisar o CFOP utilizado
  • Verifique se o CFOP informado nos itens realmente é um CFOP de devolução (Consulte seu contador para que ele te forneça o CFOP correto). Exemplos:

    • 5.201, 5.202, 6.201, 6.202, 6.949, 1.202, 2.202, 1.201, etc.

  • Se o CFOP não for de devolução, avalie se:

    • Está usando o CFOP errado para a operação, ou

    • Selecionou a finalidade errada (nesse caso, volte e corrija de acordo).

💾 5. Salvar e reemitir a NF-e
  • Após corrigir a finalidade da nota e confirmar o CFOP correto, clique em “Salvar”.

  • Em seguida, reenvie a nota fiscal para a SEFAZ.

Ainda com dúvidas?

Fale com a gente pelo WhatsApp, clicando no ícone no canto inferior direito da sua tela.