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Principais dúvidas ERP GE

Guia completo para implementação, configuração e uso eficiente do ERP GE no seu dia a dia.

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Dúvidas Frequentes - Compras

Acesse o MENU PRINCIPAL > COMPRAS > NOVA COMPRA. Preencha os campos obrigatórios como fornecedor, forma de pagamento, data de emissão e vencimento. Em seguida, adicione os produtos ou serviços adquiridos e clique em Salvar.

Calque aqui para ver manual.

No momento do cadastro da compra, ao definir a forma de pagamento como parcelada, o sistema permitirá inserir o número de parcelas e o intervalo entre elas. O GE Finance irá automaticamente gerar os lançamentos financeiros conforme informado.

Ao cadastrar a compra, clique em Importar Pedido e selecione o pedido previamente lançado. Os dados serão preenchidos automaticamente, facilitando o lançamento e evitando erros de digitação.

Vá até o menu COMPRAS > LISTAGEM DE COMPRAS. Na coluna “Situação”, você poderá visualizar se a compra está pendente, parcialmente recebida ou concluída. É possível aplicar filtros por fornecedor, período e status para facilitar a busca.

Sim. Ao cadastrar o item na compra, basta desmarcar a opção “Dar entrada automática dos produtos”.
Isso informa ao sistema que os produtos só devem entrar no estoque no momento do recebimento.
Quando os itens forem efetivamente recebidos, é só registrar esse recebimento no sistema para que a entrada no estoque seja realizada corretamente.

Dúvidas Frequentes - Estoque

Acesse o MENU PRINCIPAL > ESTOQUE > PRODUTOS e clique em Novo no canto superior direito. Preencha os dados obrigatórios como: nome do produto, tipo de estoque, unidade de medida, categoria, preços (custo e venda), e salve o cadastro.

Calque aqui para ver manual.

Para atualizar a quantidade de um produto no estoque, vá até o menu Estoque > Produtos, localize o item desejado e clique no ícone de engrenagem. Em seguida, selecione a opção Editar e, no campo Estoque disponível, informe a quantidade total que deverá ficar registrada no estoque. Por fim, clique em Salvar para aplicar a atualização.

Vá em ESTOQUE > ENTRADA MANUAL. Escolha o produto, informe a quantidade a ser adicionada e o motivo da entrada (ex: acerto de inventário, devolução, etc). Clique em Salvar para atualizar o estoque.

Acesse ESTOQUE > SAÍDA MANUAL, selecione o produto, informe a quantidade e o motivo da saída (ex: avaria, vencimento, extravio). Essa operação reduzirá o estoque disponível.

Acesse ESTOQUE > CONSULTAR ESTOQUE e utilize os filtros por nome, código ou categoria. O sistema exibirá o saldo atual, o estoque mínimo, máximo e a localização do produto.

No momento do cadastro ou edição de um produto, informe o valor desejado no campo “Estoque Mínimo”. O sistema emitirá alertas quando a quantidade em estoque atingir ou ficar abaixo desse valor.

Dúvidas Frequentes sobre a Expedição

Após salvar a expedição, o sistema entende que ela foi finalizada e está pronta para a emissão da nota fiscal, por isso não é possível adicionar novos itens posteriormente.

Se você esqueceu de incluir algum produto, existem duas alternativas:

  1. Se a nota fiscal ainda não foi emitida:
    Você pode excluir a expedição salva e refazê-la, incluindo todos os itens corretamente.

  2. Se a nota fiscal já foi emitida:
    Não será possível excluir ou alterar a expedição. Nesse caso, você deve criar uma nova expedição com os itens faltantes para garantir a correta emissão da nova nota fiscal.

Dica: Sempre revise a lista de produtos antes de salvar a expedição. Isso evita retrabalho e garante mais agilidade no processo.


Precisa de ajuda?

Se ainda tiver dúvidas ou precisar de orientação durante o processo, entre em contato com nosso suporte técnico. Estamos prontos para garantir que sua experiência com o sistema seja a melhor possível!

Não. Após salvar a expedição, não é possível adicionar novos produtos a ela.
Caso seja necessário incluir mais itens, você tem duas opções:

  • Criar uma nova expedição com os produtos adicionais;

  • Excluir a expedição salva e refazê-la, incluindo todos os produtos desejados.

Dica: Sempre revise os itens e quantidades antes de salvar, para evitar retrabalho e garantir a precisão da operação.

Não. A emissão de nota fiscal parcial está vinculada diretamente à expedição correspondente.
Se a expedição foi salva sem todos os itens, não será possível complementá-la. Nesse caso, você deverá:

  • Emitir a nota com base apenas nos itens já expedidos;

  • Ou, refazer a expedição com todos os itens corretos antes da emissão.

Dúvidas Frequentes - Financeiro

Acesse o menu FINANCEIRO > EXTRATO > MOVIMENTAÇÕES e clique em Adicionar > Despesa. Preencha os dados da despesa como: fornecedor, categoria, data de vencimento, valor e forma de pagamento. Clique em Salvar para registrar a conta.

Calque aqui para ver manual.

Vá em FINANCEIRO > EXTRATO > MOVIMENTAÇÕES, localize o lançamento desejado, clique no ícone de engrenagem e selecione Definir Pago (sempre com a data do dia).

Caso necessário alteradas como: Dados do pagamento (data, banco dentre outros). Clique em editar e Salve a operação

Acesse FINANCEIRO > EXTRATO > MOVIMENTAÇÕES. Você verá uma visão diária ou mensal das entradas e saídas, podendo aplicar filtros por período, categoria, contas bancárias ou status dos lançamentos.

Vá em FINANCEIRO > CONCILIAÇÃO > A PARTIR DE OFX. Selecione a conta bancária, importe o extrato do banco e relacione os lançamentos com os registros internos do sistema para validar ou corrigir discrepâncias.

Acesse FINANCEIRO > EXTRATO > MOVIMENTAÇÕES. Em seguida, defina os filtros desejados, como o Tipo, desmarcando a opção Despesa, e selecione o período que deseja gerar o relatório. Após configurar os filtros, clique em Aplicar filtro.
O sistema exibirá os recebimentos pendentes, quitados ou vencidos, conforme os critérios escolhidos.

Dúvidas Frequentes PDV