Pesquisar

Central de Ajuda

Tudo o que precisa saber, num só lugar.

Como Configurar uma Despesa Recorrente

Saiba Mais

A funcionalidade de Despesa Recorrente é ideal para pagamentos que se repetem periodicamente, como aluguel, energia, contador, entre outros. Com essa função, o sistema gera automaticamente os lançamentos com base na periodicidade definida, economizando tempo e garantindo o controle das despesas fixas.

Lance a despesa normalmente: Vá até o menu de lançamento de despesa e preencha todas as informações necessárias:

Passo 1 – Acesse a tela de movimentação
  • Acesse o menu:
    FINANCEIRO > EXTRATO > MOVIMENTAÇÃO
Passo 2 – Adicione uma despesa
  • Centro de Custo (opcional): Selecione a área ou filial responsável pela despesa (caso utilize).
  • Categoria / Plano de Contas Escolha a categoria da despesa (ex: Água e Esgoto, Compra de Material, Salários). 📌 Isso ajuda a organizar seus relatórios e DRE.

  • Forma de Pagamento / Banco: Escolha como a despesa será paga (Dinheiro, Transferência, Boleto, PIX etc.).
  • Funcionário: Caso a despesa esteja vinculada a um colaborador — como adiantamento de salário, pagamento de salário ou outros — basta selecionar o nome do funcionário ao realizar o lançamento da despesa.

  • Fornecedor: Busque o fornecedor da despesa, se houver (ex: empresa de energia, gráfica, etc.).

  • Descrição: Detalhe a despesa (ex: “Conta de energia abril”, “Compra de papel A4”).

  • Valor (R$): Informe o valor da despesa.

  • Vencimento: Defina a data limite para pagamento.

  • Data de Competência: Informe quando essa despesa foi gerada (data que se refere o custo).

  • Situação: Mantenha como “Em aberto” se ainda não foi paga ou marque “Pago” se a despesa já foi quitada.

Passo 3 – Ative a recorrência

Ative a recorrência: Após preencher os dados da despesa, ative a opção “Ativar Recorrência”.

  • Configure os campos da recorrência:

    • Registrar:
      Defina com quantos dias de antecedência o sistema deverá registrar automaticamente a despesa antes da data de vencimento.

      Dica: Sempre coloque o número de dias suficiente para que o lançamento seja criado antes do dia 01 de cada mês, mesmo que o vencimento seja depois. Assim, os relatórios mensais terão todos os lançamentos disponíveis.

    • Número de recorrências:
      Defina a quantidade de vezes que a despesa será gerada.

      • Para despesas sem data final (como aluguel ou água), marque como Indeterminada.

    • A cada:
      Escolha a frequência do lançamento.

      • Exemplo:

        • Para lançamentos mensais, selecione 01 mês.

        • Para lançamentos bimestrais, selecione 02 meses.

Salvar: Após configurar a recorrência, clique em Salvar para finalizar o processo.

Pronto! Sua despesa será lançada automaticamente de acordo com a configuração feita.

Ainda com dúvidas?

Fale com a gente pelo WhatsApp, clicando no ícone no canto inferior direito da sua tela.