Pesquisar

Central de Ajuda

Tudo o que precisa saber, num só lugar.

Rejeição 305 – Destinatário bloqueado na UF

Saiba Mais

Essa mensagem vem da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) quando você tenta autorizar uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e recebe o retorno:

📌 O que significa:

O CNPJ/CPF do destinatário está impedido de receber NF-e naquela Unidade da Federação (UF). Isso pode ocorrer por:

  • Situação cadastral irregular na SEFAZ (ex.: inapto, suspenso, baixado ou bloqueado).

  • Bloqueio administrativo ou fiscal aplicado ao contribuinte.

  • Erro na UF de destino (ex.: informar a UF errada no cadastro do cliente).

⚙️ Quem deve resolver:

  1. Destinatário (cliente)

    • Ele precisa verificar a situação cadastral junto à SEFAZ da sua UF (pelo SINTEGRA ou Consulta CNPJ no site da Receita Federal).

    • Caso esteja bloqueado, só ele pode regularizar a inscrição estadual ou situação fiscal.

  2. Emitente (sua empresa)

    • Conferir se os dados do destinatário estão corretos (CNPJ, IE e UF).

    • Caso estejam certos, precisa informar o cliente sobre o bloqueio e solicitar que ele regularize junto à SEFAZ.

Resumo prático:

  • Você, como emitente, não consegue forçar a autorização da NF-e.

  • O destinatário precisa resolver o bloqueio junto à SEFAZ da UF dele.

  • Enquanto isso, a nota ficará rejeitada e não tem validade fiscal.

Ainda com dúvidas?

Fale com a gente pelo WhatsApp, clicando no ícone no canto inferior direito da sua tela.